Figueiró dos Vinhos
Casal de S.Simão - A aldeia de Xisto
Rodeada de montanhas que a protegem do vento, aquecida pelo sol e refrescada pelas duas ribeiras que a ladeiam (Ribeira do Alge e Ribeira do Fato), ali se encontra a pequena aldeia de Casal de S.Simão com a sua imponente vista sobre as fragas que dão forma ao seu pequeno povoado. Constituída por um pequeno aglomerado de casas, é um retiro para aqueles que vivem na azafama da cidade. Outrora construída por homens que tiravam da terra o seu sustento, a aldeia começou a ficar deserta e as casas começaram a cair. Graças aos atuais moradores e fruto da sua grande paixão, com o esforço de todos a aldeia foi reconstruída sendo nos dias de hoje uma das aldeias mais bonitas de Portugal!
As fragas de S.Simão e Ana de Aviz
Uma volta à vila
Demos uma volta à vila, e o que encontramos? O Museu e Centro de Artes! É um dos pontos de atracção na vila e dá a conhecer exposições de arte dos mais importantes pintores e escultores naturalistas nacionais. O Museu tem uma forte ligação com José Malhoa, não confundindo com o famoso cantor de música popular portuguesa, mas sim o artista pintor de costumes e tradições e com Manuel Henrique Pinto, também ele pintor naturalista. Destacamos também a presença de outros dois grandes artistas muito amados pelos figueiroenses são eles Simões de Almeida Júnior e Simões de Almeida (sobrinho).
Mesmo ao pé do museu o Casulo de Malhoa destaca-se entre os verdes com as suas duas cores contrastantes, o vermelho atijolado e o branco, e os seus belos vitrais. Uma casa do século XIX que nos faz lembrar as antigas casas senhoriais brasileiras. No seu piso térreo encontra-se o museu do xadrez onde a criatividade e a paixão pelo jogo culminaram numa exposição de tabuleiros, fotografia, livros, quadros, selos e cartazes , peças de arte autênticas.
Figueiró dos Vinhos tem muito mais para oferecer. O Caminhos de Portugal explorou uma pequena parte mas, com certeza, iremos lá voltar!